Clock tatos botao
  • SEG - SEX 08H00 >17H30

  • SAB-DOM FECHADO

local tatos botao
  • R. João de Barros, Nº 270

  • Beira, Moçambique

RESPONSABILIDADE SOCIAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA A TATOS BOTÃO

Associado à acção de mecenato e donativos, a Tatos Botão promove um conceito de Responsabilidade Social, criando e associando-se a eventos com impacto nas comunidades. A associação da Tatos Botão a estes eventos potencia a imagem corporativa da empresa junto dos stakeholders e sociedade em geral.

No sentido de potenciar o aspecto do mecenato e donativo, com crescente notoriedade da marca, a Tatos passou a criar um Plano Anual de Ação e Responsabilidade Social de cariz interno que contém:

Número de ações previstas e orçamento individual para cada ação;

Um orçamento de mecenato/donativos global anual;

Um plano detalhado para cada evento, que inclua a equipa da Tatos que participa;

Identificação de potenciais protocolos entre a Tatos Botão e parceiros no âmbito social.

1: Educação – No que diz respeito à sua intervenção nessa área a Tatos Botão tem participado em vários eventos da AIESEC, que culminou na assinatura de uma relação contratual entre a AIESEC e a Tatos Botão, no qual a Tatos Botão dá espaço a planos de desenvolvimento de carreira profissional aos Jovens Talentos da organização, sejam eles moçambicanos ou vindo dos países relacionados. A Tatos também tem patrocinado certos eventos relacionados a organização.

A Tatos Botão juntou-se à iniciativa “Talentos Globais” da AIESEC em 2016, porque acredita na visão desta organização, e vê nos jovens uma garantia para tornar o mundo num lugar melhor para todos, sem discriminação de qualquer natureza. Para a Tatos Botão, a melhor forma de conseguir isso, é promover o intercâmbio directo entre jovens de diversas partes do globo, e incentivar que os mesmos desenvolvam “networking” com ligações emocionais fortes, desencorajando desta forma que no futuro eles se possam atacar quando estiverem nas lideranças dos seus países e organizações.

Tal como em 2016, quando a Tatos Botão trouxe a Moçambique um jovem Brasileiro por um período de seis meses, a empresa deixará sempre em aberto a possibilidade de mais jovens da rede AIESEC poderem vir de fora para Moçambique, ou irem de Moçambique para outros países.

A Tatos também financiou a reabilitação da Escola Adventista da Ponta Gêa – Beira. A Tatos vem financiado já há muito tempo o desenvolvimento de uma subsidiária sua denominada DSD Challenge, que é uma instituição de educação financeira as comunidades.

2: Meio ambiente – A Tatos Botão procura conhecer e cumprir a Política de Desenvolvimento Sustentável dos seus clientes, em combinação com os seus próprios princípios na área.

Entre outros aspectos, a Tatos Botão procura:

Adoptar todos os controles e protecção ambiental necessários ao atendimento da legislação ambiental vigente a nível do país e dos requisitos ambientais aplicáveis;

Responsabilizar-se perante os órgãos de poder público e terceiros, por eventuais danos causados ao meio ambiente, resultantes da execução da sua actividades em contratos de empreitadas;

Atender a todos os requisitos aplicáveis a actividades objecto de contractos de empreitadas, constantes das normas e padrões de Sistemas de Gestão da Qualidade Ambiental (SGQA) dos seus clientes;

Prever e garantir a adequação dos recursos necessários ao atendimento dos requisitos ambientais estabelecidos, inclusivamente com a formação dos seus colaboradores;

Informar imediatamente ao representante dos seus clientes as ocorrências de não-atendimento aos requisitos ambientais estabelecidos nos contratos;

Fornecer as informações necessárias ao desenvolvimento das inspecções e auditorias por parte dos agentes dos clientes ou públicos;

Deverá agir de forma proactiva a fim de evitar eventuais contaminações por gotejamento de óleo no solo através dos seus equipamentos ou na operação de abastecimento dos equipamentos;

Em caso de acidente com equipamento que implique a contaminação do solo/água, remediar o dano causado e informar imediatamente a entidade indicada do cliente ou pública.

Em casos de supressão de vegetação, esta deverá ser autorizada pelos órgãos competentes, como foi o caso em que a Tatos Botão desenvolveu recentemente o projeto de actividade de capina que abrangeu mais de 400 km, na linha de Nacala, onde incluiu 25 troços/sessões da via em que, foi efectuado o corte de capim, e que totaliza 418 km de capinagem envolvendo 265 pessoas da comunidade que beneficiaram trabalhando diretamente no projecto.

A Tatos Botão está em processo de desenvolvimento do seu Sistema de Gestão da Qualidade Ambiental (SGQA), para afirmar o seu compromisso com o meio ambiente.

3: Apoio à comunidade – No decorrer do projecto de Capina, a Tatos financiou um outro projecto denominado “Tatos Botão – Por Comunidades mais responsáveis”, onde teve como principal objectivo dar formações sobre educação ambiental, saúde e ensinamentos sobre linhas férreas. Esse projecto envolveu cerca de 80 beneficiários directos, dos quais haviam líderes religiosos e comunitários e abrangeu cerca de 1900 pessoas através da metodologia usada para fazer a réplica do mesmo.

A Tatos Botão faz parte das empresas pioneiras em Moçambique que desenvolveu o projecto piloto “Empresas responsáveis: Análise do Diálogo social e Responsabilidade Social (RSE) das Empresas Locais e Estrangeiras em Moçambique”, que visava desenvolver uma cultura de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) por parte das empresas privadas que operam em Moçambique, com particular referência para os objectivos definidos no Plano de Acção para a Redução da Pobreza RPA II). O projecto foi levado a cabo em parceria com o CEPKA – Centro de Pesquisa Konrad Adenauer da UCM, junto dos seus parceiros (Progetto Mondo MLAL – ONG Italiana e ALTIS – Escola de Alta Formação em Empresa e Sociedade da Università Cattolica del Sacro Cuore de Milao (Itália), que abaixo se descrevem, como base para promover um processo de capacitação e de empoderamento a favor das empresas em matéria de Responsabilidade Social das Empresas.

Parceiros em RSE: